top of page

Quilombo dos Palmares

Tudo se passou no estado de Alagoas, na capitania de Pernambuco, no município de União dos Palmares, na região da Serra da Barriga. Ali foi a localização do maior quilombo da América Latina. Foi um dos locais mais simbólicos de resistência contra a escravidão no Brasil. Oficialmente, a história do quilombo começou no final do século XVI e se estendeu para o século XVII. Ali se instalaram escravos fugidos das fazendas de cana-de-açúcar, além de indígenas e brancos. 

Existe um nome levantado sempre que falamos sobre Quilombo dos Palmares: Zumbi, um dos grandes líderes do quilombo na resistência contra as expedições de portugueses e holandeses. Estudos relatam que mais de 20 mil pessoas se instalaram ali sobrevivendo com os próprios trabalhos braçais, cultivando frutas como pitanga, araçá, cajá e jenipapo, além também de sobreviverem realizando caças e mantendo a pesca em abundância.

Em 1694, uma tropa de cerca de 7 mil homens deu fim ao quilombo. Pela primeira vez, canhões foram utilizados e deram fim a esse patrimônio símbolo de resistência. O Quilombo dos Palmares foi derrubado, mas os ideais abolicionistas permaneceram e a abolição foi instaurada. Infelizmente o racismo ainda existe de uma forma muito forte no Brasil e no mundo, mas a humanidade se conscientiza cada dia mais. 

bottom of page